fazendo uma análise fundamental e pioneira do sistema educacional brasileiro fundamentada cientificamente. a partir de pesquisa inédita com cerca de mil e duzentos professores em todo o Brasil. Uma obra importante não só para professores.
mas também para pais. que terão oportunidade de entender o que vem ocorrendo com os profissionais que trabalham na formação de seus filhos. E também para autoridades e instituições. pouco habituadas a ouvir o professor.
O Professor Refem.pdf
Download File: https://spirteclarzu.blogspot.com/?file=2vGSym
transferiram para a escola atribuições tradicionais da família. A indisciplina e a falta de motivação das crianças tornaram-se. em conseqüência. dois dos maiores problemas dos educadores. Nesse contexto. o professor se tornou uma espécie de refém do excesso de tarefas.
Antigamente, quando o aluno não aprendia, era ele o único culpado: não estudava, não prestava atenção na aula e era desinteressado. De duas ou três décadas para cá, se a criança não aprende, a responsabilidade é toda do professor e da didática e metodologia ultrapassadas usadas em sala de aula. Ambas as posições - radicais e pouco fundamentadas - tentam justificar o péssimo desempenho dos estudantes brasileiros da Educação Básica nas avaliações. Mas nenhuma dá conta do recado de forma satisfatória.
Para tentar entender os reais motivos da sofrível performance dos alunos, Tania Zagury, mestre em Educação e pesquisadora, resolveu ouvir quem está na linha de frente dessa batalha: os professores. "Queria saber dos próprios educadores quais são suas dificuldades, necessidades e possibilidades". Com a experiência de 33 anos em várias funções do Magistério - de alfabetizadora e supervisora a formadora de professores - somada aos resultados da pesquisa, Tania concluiu que a sociedade e o próprio universo da Educação criam mitos que aprisionam o professor e acabam por prejudicar seu trabalho. E, pior, fazem com que ele muitas vezes se torne refém da própria consciência, por não conseguir atingir plenamente os objetivos. A pesquisa, realizada ao longo de três anos, compilou a opinião de 1172 professores, de escolas públicas e particulares da Educação Básica de 42 cidades, em 22 estados brasileiros. As principais conclusões desse estudo estão no livro O Professor Refém, lançado em abril de 2006. Algumas delas Tania revela e comenta na entrevista a seguir. Quais os principais problemas do professor na sala de aula? Tania Os cinco principais são manter a disciplina (22%), motivar os alunos (21%), avaliar de forma adequada (19%), manter-se atualizado (16%) e escolher a metodologia adequada (10%) - todos diretamente relacionados com a atuação do professor. Os entrevistados também apontaram o que eles consideravam as causas desses problemas: a formação inconsistente que tiveram ou continuam tendo, a falta de tempo e de recursos financeiros. Isso demonstra consciência da realidade, porque os professores poderiam simplesmente colocar toda a culpa no aluno. Eles sabem que não têm condições de ensinar o mínimo necessário - ler, escrever e fazer contas - para formar cidadãos. Como o professor se sente com o baixo rendimento dos alunos? Tania Ele se sente muito angustiado, às vezes até desesperado, pois quer fazer o melhor, mas simplesmente não tem condições para isso. O Magistério é uma das profissões que mais tiveram aumento de tarefas nos últimos tempos. Além de ensinar conteúdos da área para a qual foi preparado, o professor tem de lidar com outros para os quais não tem nenhuma capacitação. Basta ver os temas transversais que fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais: cada um compreende uma área do conhecimento com sua própria complexidade. O professor de Matemática não está pronto para falar de Educação Sexual, nem o de Língua Portuguesa para ensinar questões ligadas ao Meio Ambiente. Essas novas funções deixam o professor desmotivado? Tania De maneira geral, ele continua tendo vontade de ensinar e de fazer bem seu trabalho, mas tem consciência de que está muito difícil. Por isso, ele está ficando estressado, deprimido, e isso faz com que se torne refém da estrutura educacional. 2ff7e9595c
Comments